quinta-feira, 30 de março de 2017

COMARCA DE ASSIS BRASIL SEDIOU AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VIOLÊNCIA NA FRONTEIRA
Na tarde de ontem, Quinta-Feira (30), diversos seguimentos da sociedade assis-brasiliense participaram de uma audiência pública, realizada na Comarca de Assis Brasil, onde foi discutido sobre a violência na fronteira, Brasil/Perú/Bolívia.
O evento contou com a participação do Deputado Estadual Jenilson Leite (PCdoB), que é presidente da Comissão de Segurança pública da Assembléia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC); Comissão promotora da audiência; representante das forças de segurança pública: a Polícia Militar, Delegado da Polícia Civil; membros do judiciário; políticos locais: Vice-Prefeito, José Ferreira (PSD), Presidente da Câmara de Vereadores, Gilda Almeida (PR), Vereador Wendell Gonçalves (PR), Lázaro Brasil (PC do B), Antonia Pereira Cavalcante (PC do B) e representantes da sociedade civil organizada.
Vale destacar que tal audiência se fez necessária, tendo em vista que o município de Assis Brasil vive em uma tríplice fronteira aonde é notável seu estado de vulnerabilidade, uma vez que a falta de fiscalização pela União transformou essa região numa rota aberta ao tráfico e ao contrabando, como expôs o Deputado Jenilson.
É importante salientar que o pedido de audiência foi feito pela Câmara de Vereadores de Assis Brasil, através da Parlamentar Antônia Pereira Cavalcante (PC do B) que colocou sob aprovação da Casa Legislativa o requerimento nº 001/2017 sendo este aprovado por unanimidade. Após aprovação entrou em contato com o Deputado Estadual Jenilson Leite que também apresentou requerimento de Nº 22/2017, na tribuna do parlamento da ALEAC solicitando a realização da audiência pública no município de Assis Brasil e prontamente foi atendido.
Durante a exposição de debates, foi enfatizado que Assis Brasil passa por expressivo aumento na onda de violência, necessitando assim de um olhar especial da Segurança Pública do Estado para garantir a segurança de seus munícipes e conter o tráfico na fronteira. No que, as autoridades presentes se dispuseram a buscar junto aos poderes competentes, condições para que haja melhora e resolução dos principais problemas expostos.

Por Antonia Nascimento