Menu

Vereadores de Assis Brasil

Publicidade

terça-feira, 28 de março de 2017

LEGISLATIVO DE ASSIS BRASIL REALIZOU SUA QUINTA SESSÃO ORDINÁRIA.

 CONFIRA O QUE OS VEREADORES FALARAM NA TRIBUNA
Na manhã da Terça-Feira (28), o Legislativo de Assis Brasil realizou sua 5ª Sessão Ordinária do 1º ano da 10ª Legislatura, aonde estiveram presentes os Vereadores: Gilda Almeida (PR), Wendell Gonçalves (PR), Ana Cláudia Gonçalves (PSD), Manoel Matias (PSD), Antônio Camelo (PP), Lázaro Brasil (PC do B), Ivelina Marques (PT) e Antônia Cavalcante (PC do B).
Veja abaixo os discursos feitos na Tribuna da Casa:
MANOEL MATIAS DE SALES – PSD: iniciou falando sobre o matadouro que com o fechamento ocasionou muito prejuízo ao município, mas destacou que há uma grande esperança e talvez dentro de um mês possa acontecer algumas deliberações a respeito da sua reabertura. Dentre outras enfatizou também que todas as vezes que sai à rua, a população cobra uma ação do Legislativo.


WENDELL GONÇALVES MARQUES – PR, sobre o quarto Encontro de Vereadores do Estado do Acre, aonde pode conhecer praticamente todos os vereadores do Estado, aonde destacou que também estiveram ali, Deputados e Senadores. Parabenizou a Secretária de Ação Social pela iniciativa de querer mostrar como estão acontecendo as atividades da sua Secretaria no Município. Também falou que esteve acompanhando no grupo do WhatsApp a votação sobre o Concurso público de Assis Brasil e disse que essa era uma batalha não era só dele ou do Prefeito e Secretários, mas sim de todo o povo. Deus é justo e graças a Deus os Desembargadores entenderam isso. Informou também que a Prefeitura ainda não recebeu o documento do Desembargador, mas assim que receber deverá tomar as medidas necessárias para convocar os aprovados. Dentre outras coisas falou sobre suas indicações à Prefeitura e ressaltou que os Vereadores estão fazendo o papel de orientar o Executivo e uma indicação do tipo das que estão sendo feitas, a Prefeitura precisa atender para se precaver de possíveis acidentes, é necessário haver uma sensibilidade maior pelo menos com certas indicações.
Disse que é novato na Casa e, está aprendendo bastante com os demais Vereadores, bem como tem fé em Deus que um dia chegará ao patamar dos demais no que se refere a discutir as matérias que chegam à Casa e discursos na Tribuna. Após a introdução, o Parlamentar reclamou do tratamento que é dado aos indígenas nos setores públicos, enfatizando que os mesmos são massacrados e mal atendidos, onde relatou um assalto a um idoso indígena e que quando o mesmo foi à Delegacia, não foi atendido na ordem que chegou, sendo deixado para ser atendido depois de outras pessoas que haviam chegado depois dele. Dentre outras coisas criticou as condições ruins do Ramal do Icuriã, destacando que não só os indígenas sofrem com essa precariedade, mas também os toyoteiros, os Agentes de Saúde, equipes de Educação e todos aqueles que trabalham com o povo indígena, bem como todos aqueles precisam transitar no referido ramal. No tocante reivindicou melhorias para o ramal, explicando que com a recuperação deste, tudo mais irá bem.
IVELINA MARQUES DE ARAÚJO SOUZA – PT indagou o fato de não entender porque os aprovados no concurso acharam que os Vereadores que votamos a favor do Projeto de Lei 005, são contra eles. No que enfatizou que foram feitas diversas alterações no Projeto, justamente visando assegurar o direito daqueles que passaram no concurso. Ainda ressaltou que não gostou da forma como o PL chegou à Casa, pois o prazo foi muito curto, mas se fazia necessário tomar uma decisão para resolver a questão. Lembrou que no final de abril deverá haver seletivo para contratação de novos profissionais. Outro assunto que discorreu foi sobre ter sido muito questionada com relação aos descontos que os provisórios estão tendo em seus pagamentos, no que solicitou da Casa o envio de ofício, pedindo as informações a esse respeito e se vai continuar acontecendo. Dentre outras cosas denotou sua preocupação com o transporte escolar, pois não está definido se vai ter transporte para todos os alunos da redondeza porque o recurso que vem para o transporte não é suficiente para cobrir todas as despesas, sem contar que por conta das condições dos ramais, o aluguel das toyotas fica muito caro.
ANA CLÁUDIA DA SILVA GONÇALVES DE MORAES – PSD, Relatou que recebeu reclamações dos moradores da zona rural em relação aos trilheiros que usam os ramais para diversão e acabam piorando as condições dos ramais, enfatizando que há o pensamento por parte dos colonos de fazer um abaixo assinado para acabar com o evento realizado por estes trilheiros. Com relação ao transporte escolar do município, salientou que, todos reivindicam o transporte e precisa-se de uma resposta da Prefeitura. Dentre outras coisas parabenizou a Secretária de Ação Social, Hélem Duarte, pela realização semanal da festa para os idosos, denominado Forró Pé de Serra, pois é uma forma de muitos idosos saírem de casa. Relatou também que esteve conversando com filha de uma idosa e a mesma disse que antes sua mãe estava aborrecida o tempo inteiro mas depois que começou a frequentar a festinha já está bem melhor e feliz. Para concluir chamou a atenção do Conselho Tutelar no tocante a estar mais ativo pois esteve observando que muitas adolescentes estão frequentando bares na cidade e provavelmente exista o envolvimento nas drogas e essa é uma grande preocupação para o Poder Público.
GILDA ALMEIDA DA SILVA DAMASCENO – PR, Solidarizou-se com a Vereadora Ivelina Marques e lhe aconselhou a não se sentir mal com as reclamações das pessoas no que se refere a ela ter votado a favor da PL 005/2017, aonde destacou que conhece o seu caráter e ela fez o certo em votar a favor, tendo em vista que o povo precisava de uma resposta para o início das aulas. Também falou da legalidade da cobrança do DAN e  INSS cobrado pelo Executivo sobre as notas de serviço prestado, bem como falou sobre a importância da Câmara Municipal de Assis Brasil participar como membro ativo da Associação de Câmaras do Estado do Are, uma vez que depois do Encontro das Câmaras foi observado que o Legislativo de Assis Brasil terá grandes benefícios com o assessoramento jurídico oferecido pela Associação. Dentre outras coisas falou sobre a conquista das Carteirinhas dos Vereadores, que há mais de duas gestões os Parlamentares não estavam tendo essa Carteirinha e em seus primeiros meses de mandato como Presidente conseguiu confeccioná-las. Aonde no momento de seu discurso, solicitou a Assessora Parlamentar que entregasse as referidas carteirinhas para todos os Vereadores, e todos ficaram muito felizes e agradecidos a ela.
Vale lembrar que na referida Sessão foi aprovado o Projeto de Lei nº 007/2017, por unanimidade entre os Parlamentares presentes. O Prefeito da cidade, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum (PSDB), esteve na plateia prestigiando a Sessão Legislativa, juntamente com alguns Secretários e demais funcionários.

 

Por Antônia Nascimento

VÍDEOS INTERESSANTES

Câmara Municipal De Assis Brasil - Acre
Rua Raimundo Chaar, 372, Centro - CEP. 69935.000