quarta-feira, 22 de março de 2017

NA PRIMEIRA SESSÃO DE 2017 VEREADORES DISCURSAM SOBRE DIVERSOS TEMAS. CONFIRA!

Sob a presidência da Vereadora GILDA ALMEIDA DA SILVA DAMASCENO, foi realizada a primeira Sessão Ordinária do ano legislativo em Assis Brasil, aonde diversos discursos chamaram a atenção dos presentes. Confira abaixo, trechos das falas dos Parlamentares:
A Vereadora, ANA CLÁUDIA DA SILVA GONÇALVES DE MORAES – PSD, falou sobre as más condições de trafegabilidade nos ramais e a falta de transporte escolar para a zona rural, uma vez que iniciaram-se as aulas do Estado e os alunos estão sendo prejudicados. Destacou que os pais procuraram ajuda dos vereadores para intervir no caso junto a Prefeitura municipal, pois o Estado tem uma parceria com o município e vice-versa, no tocante ao transporte dos alunos. Dentre outras coisas questionou se haverá ou não um processo seletivo para contratação de profissionais para a educação
Na oratória o vereador ANTÔNIO CAMELO DE CASTRO – PP falou sobre a sua indicação para que a Prefeitura realize a cobertura da rede de esgoto em frente ao churrasquinho da Bete e destacou que a essa ação da Prefeitura se faz muito necessária porque os cidadãos estão pagando os seus impostos direitinho e por isso precisam que a Prefeitura tome as medidas cabíveis. Outro assunto levantado pelo parlamentar foi a reunião com o consulado peruano que aconteceu no Sábado (19), aonde enfatizou que a aduana peruana não está cumprindo os acordos de livre passagem por até 50 km na área de fronteira. Também mencionou que foi tratado sobre a problemática enfrentada pelos toritos peruanos e mototaxistas brasileiros.
Já a oradora, IVELINA MARQUES DE ARAÚJO SOUZA – PT, destacou que teve uma reunião no Gabinete do Governador com os moradores do Ramal do Icuriã, aonde enfatizou que ficou muito encantada com a força da nova geração que se levanta naquela comunidade, no que se refere a não querer mudar-se de lá.
Dentre outros assuntos, relatou também sobre a educação do município, no que se refere ao transporte escolar e disse que as escolas, os pais e os alunos precisam se mobilizar para que haja uma outra alternativa. Solicitou ainda, um encaminhamento para que a Casa solicite ao Executivo as respostas de quais medidas estão sendo tomadas para resolver os problemas da educação
A parlamentar explicou ainda, como funciona a parceria Estado/Município, no transporte escolar, “ é feito por rotas, aonde o Estado tem uma rota de transporte e naquela rota ele transporta além de sua cota de alunos, também a cota do município e vice-versa, para que dessa forma haja uma economia de gastos tanto do Estado como do Município,” disse.
Discursando sobre o Concurso de Assis Brasil, WENDELL GONÇALVES MARQUES – PR, destacou que tem muitas famílias que dependem de uma dessas vagas, pois são cerca de cem pessoas que já estão aprovadas e esperam ser chamadas. Em ato de repúdio pela demora na decisão judicial sobre o concurso, o Vereador disse que enquanto não tiver um resultado a esse respeito, não votará em nenhuma matéria que passe pela Casa, no que se refere a fazer um novo processo seletivo.
Uma das veteranas na Casa, ANTÔNIA PEREIRA CAVALCANTE – PC do B, discorreu sobre o concurso público que está esperando decisão judicial e mencionou trecho da carta emitida pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), no que se refere ao corte de gastos, mas ressaltou que ao seu entendimento se referia a cortar gastos com provisórios e não com permanentes. A Vereadora acompanhou o discurso de Wendell e disse que tão pouco votará para que seja feito um novo processo seletivo até que haja um parecer do Desembargador, sobre o concurso.
 O Parlamentar MANOEL MATIAS DE SALES – PSD, levou à tribuna a discussão sobre o matadouro do município, enfocando que com alguns ajustes o local pode ser reaberto mais rápido do que o que se imagina, uma vez que o município está perdendo de girar cerca de duzentos mil reais na economia local. Dentro do tema, propôs aos demais Vereadores fazerem uma visita em conjunto na referida localidade para que tomem conhecimento da real situação, bem como falou sobre um abaixo assinado que a população está fazendo em prol da reabertura do matadouro.
            PAULO SALES DA SILVA – PP, introduziu o discurso falando sobre o desemprego no município e também no Estado. Outro tema retratado pelo orador foi a questão dos ramais intrafegáveis do município e também falou da preocupação com os alunos da zona rural que estão sem transporte , no que propôs que a Prefeitura contrate o pessoal necessário para iniciar os trabalhos, deixando que os pagamentos atrasados sejam levados à justiça e ali sejam tomadas as medidas cabíveis, pois o que não pode é deixar os alunos sem transporte.

Por Antonia Nascimento