Menu

Vereadores de Assis Brasil

Publicidade

quarta-feira, 31 de maio de 2017

CONFIRA OS DISCURSOS DA 14ª SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
Relatou visita que fez a inauguração de uma Igreja Assembleia de Deus, no ramal do Catianã, onde houve um culto muito bonito, com churrasco, nisto agradeceu ao povo que o recebeu de braços abertos. Mudando de tema, parabenizou equipe do Sabiá que recebeu a premiação que ainda não tinha recebido. Sobre o seletivo, disse que era para ter sigo publicado e ainda não foi. Lembrou ainda que, no dia 02, o desembargador ficou de dar o último voto a respeito do concurso e pela vontade de Deus o voto será positivo. Ressaltou que a reunião com o Ministério Público e o Presidente do IDAF, sobre o matadouro, foi adiada e estão aguardando, no que mencionou que as pessoas cobram se vai abrir ou não. Finalizou enfatizando que todos os vereadores estão divulgando o seu trabalho na zona rural, através da rádio e parabenizou a todos pelo bom trabalho.

Iniciou falando sobre o Projeto que colocou na Casa para apresentação, que dispõe sobre a criação de uma Escola de música no Município de Assis Brasil, destacando que a importância da mesma se dava pelo fato de que além de culturalisar, irá de maneira socioeducativa contribuir para retirar jovens dos possíveis caminhos das drogas, ressaltando que se essa escola for aprovada e sancionada, será muito bom para a população. Nisto pediu encarecidamente a Comissão, que olhasse com carinho para o projeto, uma vez que o mesmo irá ajudar toda a população. Seguiu falando sobre o matadouro, dizendo que espera sua reabertura em breve, pois já não dá mais para esperar e caso não se tenha uma resposta, será necessário formar uma Comissão e procurar o Governador ou quem quer seja para buscar uma solução, pois Assis Brasil está perdendo muito dinheiro, tem pessoas desempregadas e querendo ou não, o município está perdendo mensalmente, cerca de 250 mil reais por conta do matadouro que está fechado.

Visitou escola da Amélia, onde existe um público de alunos muito grande, adultos, pais de família, mãe de família, todos estudando com grande entusiasmo querendo chegar em algum lugar, mas não é fácil para eles, porque tiveram que fazer várias coisas na escola, dentre elas, comprar alumínio para fazer outra cobertura na escola, mas ainda há uma dificuldade que é o fato de a merenda escolar não ter chegado, então muitos levam alguma coisa de casa e faz na escola para comer, ou levando sua farofa de casa, contudo estão lá estudando, então quero parabenizar a todos aqueles alunos. Parabenizou a equipe de limpeza e o Secretário de Obras, porque foi reclamado muito na tribuna, que as ruas estavam todas sujas e hoje já estão limpando. Parabenizou também o Secretário de Agricultura, que tanto foi cobrado estrutura com carro e mato para dar assistência ao seu trabalho, em resultado a Caminhonete já foi licitada e esses dias vai chegar para suprir a demanda e agora não vai ter mais desculpa. Sobre o Matadouro, disse que enquanto não se resolver vai ficar batendo na tecla, porque o pequeno produtor está sendo muito prejudicado, sendo que aquele que tem sua vaquinha, está roubando de si mesmo porque tem que vender escondido. Destacou também que os consumidores estão perdendo porque estão comprando carne de péssima qualidade, e a um preço muito alto. A aparte MANOEL MATIAS DE SALES Quando diz que tem alguém roubando de si mesmo para vender pra fora, tem gente que está roubando é dos outros mesmo. Mas querendo ou não a gente está perdendo muito. De volta a palavra, Cláudia agradeceu as falas do Nobre Vereador e cobrou sobre a isenção da taxa de iluminação dos moradores da zona rural, dizendo que a Lei que dispõe sobre o assunto foi sancionada e não está sendo executado. Em relação aos ramais, informou que o Ramal do Dão ficou pronto e as ladeiras ficaram bem arrumadas. Mas fica triste quando vê os trilheiros entrando no ramal porque eles acabam o ramal simplesmente por diversão.

 4 - Gilda – Iniciou parabenizando a Assessora do Legislativo, Antônia Nascimento, por seu aniversário. Depois agradeceu a secretaria de educação por sempre convidar para visitar as escolas, e isso é muito bom porque demonstra transparência, no que salientou que ela faz todo o esforço para chegar nas escolas e atender os alunos com merenda, melhoramento das escolas, sempre registrando com fotos o antes e depois. Frisou ainda que é uma satisfação andar com a Secretária, porque é uma pessoa que vence todas as dificuldades, e a gestão precisa disso, pessoas que somam com a população. Parabenizou o Secretário de Meio Ambiente, por assumir a limpeza da cidade, apontando que realmente a limpeza tem tudo a ver com o Meio Ambiente e que estava numa pasta errada. Dentre outras coisas fez questão de dizer que a limpeza que está sendo feita é pelo pessoal da equipe do Gilson e não da Secretaria de Obras. Outra pessoa que está se esforçando é a Secretária de Assistência Social, Hélem Duarte, que com o pouco que tem, vem fazendo um bom trabalho. Disse que todos estão fazendo um bom trabalho, mas tem uma apenas que não está dando muito certo, onde repetiu o ditado de que uma laranja podre estraga todo o centro. No que indicou que se não houver uma melhora dentro do gabinete, será preciso encontrar outra maneira de trabalhar porque não adianta uns lutando e outros emperrando as coisas.
5 – antonia Cavalcante
Esteve na inauguração de uma igreja Assembléia de Deus, localizada no ramal do Catianã, Colocação Montiqueira, aonde foram bem acolhidos pelos moradores. Foi uma viagem muito longa e sofrida, mas frisou que é bom visitar esse povo pra saber as dificuldades que eles enfrentam até chegar à zona urbana de Assis Brasil, porque são cerca de 62 km até aquela localidade. Outro tema citado foi em relação à saúde que segundo a Parlamentar, está pior a cada dia, onde relatou que fez uma consulta, foi atrás do medicamento e não tinha. Ficou chocada porque o município não tem nem os medicamentos da Atenção Básica que são obrigatórios, a exemplo citou os específicos para hipertensos. Nisto evidenciou que quem não tem condições de comprar no particular, poderá não estar vivo até chegar o medicamento no setor público. Finalizou dizendo que nunca recebeu um convite do Prefeito para participar das reuniões de Vereadores, tampouco a vereadora Ivelina e o Vereador Lázaro. Finalizou falando que muitas coisas estão acontecendo na gestão debaixo do nariz dos Vereadores, com relação a compras e pagamento, então têm que fiscalizar.

NA EXPLICAÇÃO PESSOAL, ALGUNS PARLAMENTARES VOLTARAM A TRIBUNA
2 – Wendell Gonçalves
Voltou a tribuna apontando que esqueceu de falar sobre a posse do novo Presidente da Associação Comercial, Jesus Lopes, que aconteceu na Sexta-Feira e a Associação tem um grande patrimônio, também o Juninho deixou cerca de 25 mil reais para a nova Presidência fazer uma sede própria. Contou que o discurso de Jesus foi bonito, pedindo a união dos comerciantes, que façam valer a lei e que voltem a realizar o pagamento da Associação, porque quando ela está ativa, tudo vai pra frente. Outro tema foi a visita do Senador Jorge Viana à Assis Brasil, onde ele se mostrou muito amigo do município pois com suas emendas liberou mais de um milhão de reais para Assis Brasil e se colocou à disposição. Finalizou dizendo que tem feito cobranças à Prefeitura em relação às licitações.
3 – Manoel matias
Situação do professor, que na hora de se aposentar perde a metade do seu salário, isso é um crime. Esteve no INSS com sua esposa e viu o descaso com o qual o professor é tratado, quando você vê um Senador ou Governador que com 180 dias de mandato ele tem aposentadoria com salário integral e todos os direitos resguardados, enquanto que o Professor com vinte e poucos anos de trabalho tem seu salário reduzido em mais de 40%. Mudando de assunto, rebateu a Vereadora Antônia Alves, dizendo que a questão da reunião com o Prefeito, ele perguntou se os demais haviam sido convidados, no que respondeu que tinham sido convidados sim, mas verbalmente, contudo se a Vereadora desejasse receber um convite em especial, lhe seria encaminhado, pois quanto a reunião ocorrida, ela foi convidada sim, sendo que o Prefeito até perguntou porque os demais Vereadores não estavam;  e quanto a questão da fiscalização, deu razão a ela, dizendo que os Vereadores estão ali para isso. Finalizou dizendo que a Secretaria de Assistência Social, Educação e Agricultura estão dando conta do recado.
4 – Ivelina Araújo
Anunciou na tribuna o Projeto que estará apresentando na próxima semana que dispõe sobre a criação do Coral Municipal de Assis Brasil, onde já se tem uma pessoa com um coral da Igreja Católica, que é a doutora Marli, mas seu entendimento é que sendo municipal, todas as crianças de igrejas de diferentes segmentos poderão fazer parte, inclusive foi criado o Conselho de Cultura e quando o município estiver recebendo algum recurso do fundo da cultura, uma das coisas que pode ser apoiada, é o Coral Municipal, uma vez que esteja regulamentado. Falou sobre dois requerimentos que havia feito este ano e que não foram atendidos, salientando que irá reiterar, pois tem um prazo de 15 dias e caso não seja atendido, reitera-se e caso não seja atendido, pode-se entrar no Ministério Público, porque o direito à informação, é um direito de todos, em relação a isto estará encaminhando documento solicitando informações. Dentre outras coisas reclamou sobre a quantidade de combustível pago pela Secretaria de Educação, pois sabe-se que o Estado tinha doando uma parte do combustível, porque a Prefeitura não estava tendo como comprar. Também cobrou a questão da compra de merenda escolar fazendo analogia à licitação não ter sido feita, mas disse ter descoberto que já foi feita.
5 – Gilda Almeida
Referiu-se a Nobre Vereadora Antônia, sobre o que o Prefeito falou na rádio e informou que ele não estava mentindo, pois fez realmente o convite a todos os Vereadores da base e da oposição, onde o mesmo destacou que não tem apenas cinco Vereadores e sim nove. Repetiu que o convite foi feito a todos os Vereadores e se ela não ouviu foi porque estava desatenta, mas para acabar com esse problema, será feito convite impresso para os três Vereadores da oposição. E também sobre as licitações, o Prefeito informou que além de colocar no mural da Prefeitura, colocará também no mural da Câmara e encaminhará cópia a cada um comerciante para que os interessados tenham o direito de participar.


VÍDEOS INTERESSANTES

Câmara Municipal De Assis Brasil - Acre
Rua Raimundo Chaar, 372, Centro - CEP. 69935.000