terça-feira, 14 de novembro de 2017

CAMARA DE ASSIS BRASIL REALIZA SUA 33ª SESSÃO ORDINÁRIA. CONFIRA AS PAUTAS DISCUTIDAS PELOS PARLAMENTARES

1 - ANTONIA ALVES PEREIRA CAVALCANTE - PCdoB
Falou sobre sua indicação ao Executivo para posteamento do km 02 e área da AMOPREAB, uma vez que para os moradores colocarem energia está custando cerca de R$ 1.200 a 1300 reais pois eles não têm transformador. Acrescentou que o prefeito viajou em reunião com a Eletrobrás, aonde ela solicitou que o mesmo reiterasse que foi aprovado projeto de lei com o intuito de postear áreas do km 02. Ao final o Prefeito foi informado que em janeiro de 2018 serão iniciados os trabalhos. Contou também que fez documento para Edivaldo solicitando que fosse colocado a rede de água na AMOPREAB, no que ele informou que já está feito o projeto, falta apenas liberação do recurso para que se inicie a extensão da rede de água em diversos municípios. Mudando de assunto, discorreu sobre ofício encaminhado pela Casa, solicitando o valor arrecadado em recurso próprio ao setor de tributos e ainda não teve respostas. Sobre a Educação, disse que situação de salários atrasados virou rotina e nisto, usou a rádio e aconselhou os professores da zona rural a não darem mais aula porque não vão receber. Dentre outras coisas destacou que a única secretaria que está pagando funcionários em dia é a saúde, sendo que já vão ser contratados os agentes de saúde que passaram no seletivo. Finalizou cobrando que as Leis do Orçamento Público ainda não foram entregues à Casa Legislativa para apreciação, logo tem-se que cobrar do Executivo mais agilidade.

2 – MANOEL MATIAS DE SALES - PSD
Alfinetando as falas de sua antecessora na Tribuna, o Vereador expôs que a Saúde está pagando seus funcionários em dia, mas faltam medicamentos nos postos, bem como falta toda a estrutura para funcionar, então avalia que a Secretaria não está sendo bem administrada. Dentre outras coisas, denunciou que existem pessoas que vão para Rio Branco para fazer exames na fundação ou ir na UPA e acabam ficando pelo caminho antes de chegar a Rio Branco, nisto também avaliou que talvez essa pessoa não esteja indo para fazer exame.

3 -  WENDEL GONÇALVES MARQUES - PR
Contou que cumpriu agenda em Rio Branco com a Presidente Gilda, aonde estiveram na Seaprof, Tribunal de Contas do Estado, Federação Acreana de Futebol e na Polícia Civil. Aonde, no tribunal foram tratar sobre as Leis do Orçamento Público (PPA, LOA, LDO) que ainda não foram entregues pela Prefeitura ao Legislativo, nisto foram informados que o prazo foi estendido para que os municípios se adequem as novas leis, onde o tribunal pediu que à Câmara que desse mais oito dias de prazo para a Prefeitura. Na Seaprof repassaram a situação sobre os dois tratores da Seaprof que estão alugados para empresários, no que o Chefe estadual informou não saber destes casos. Com isso, os Vereadores irão colher maiores informações e levar ao Ministério Público. Na Delegacia de Polícia Civil do Estado, foram cobrar reposição no quadro de pessoal da delegacia de Assis Brasil, nisto o Delegado Chefe informou que no próximo ano será preenchido o quadro de vagas porque uma vez que foi feito um seletivo. Na Federação de futebol buscaram informações para federalizar uma equipe de futebol de Assis Brasil. Mudando de tema parabenizou os gestores escolares municipais pelo bom desenvolvimento de seus trabalhos, criticou os Trilheiros Bravos do Barro pelo fato de que está virando febre e um transtorno na cidade o fato de todo caboco querer ter moto de trilha, mas não têm habilitação. Finalizou contando sobre a visita na assembleia Legislativa do Estado, destacando ter conversado com vários deputados sobre as questões territoriais do município.

4 -  IVELINA ARAÚJO SOUZA - PT
Informou que a Assembleia da Divisão será no dia 24 e 25 de Novembro, respectivamente Sexta e Sábado, na oportunidade estará sendo inaugurado o restante da obra do prédio da AMOPREAB, juntamente com o telefone na Divisão que irá tirar o povo do isolamento, permitindo conexão com a internet. Nisto salientou que a instalação da torre para jogar o sinal, será instalado no terreno da AMOPREAB. Dentre outras coisas expôs o total de quilômetros de ramal feitos em Assis Brasil pelo DERACRE em parceria com a Prefeitura, ao todo foram 112 km. Finalizou falando que o posto de saúde, Terezinha Batista, estava sem enfermeira porque a funcionária saiu de licença maternidade, mas sabe-se que o posto não pode funcionar sem enfermeiro, nisto cobrou providências; sobre o posto do Icuriã que não será entregue esse ano e que a obra do Terezinha está bem avançada e espera que seja inaugurado em breve; também visitou obra do ginásio, destacando que obra está devagar, quase parando; por fim contou que recebeu documento do Ministério Público sobre denúncia feita durante sua gestão, mas que só veio chegar intimação agora, dizendo que isso desmotiva pela morosidade.

5 – GILDA ALMEIDA DA SILVA DAMASCENO - PR

Discorreu sobre o prazo para entrega do PPA, LOA e LDO que seria até o dia 31 de Outubro, mas nada foi entregue ainda, por isso procurou o Tribunal de Contas para obter maiores esclarecimentos de como proceder nessa situação, no que foi informada que todos os municípios estão com atraso, porque houveram mudanças nas leis e o tribunal está dando orientações aos contadores para se adequarem. Com isso o tribunal orientou que a Câmara encaminhe documento à prefeitura dando 08 dias de prazo para entregar as leis e depois disso se não houver entrega, comunicar ao tribunal para se resguardar. Mudando de tema, expôs mensagem recebida da ex Secretaria de Educação, na qual ela informa que a cerca da escola Maria Ferreira está sendo feita e que a nota passou muito tempo para ser paga e não foi, mas agora está sendo feita, também falou sobre a reforma do prédio da SEMEC, que foi feita porque estava só o bagaço e agora falta apenas trocar a cobertura.