Menu

Vereadores de Assis Brasil

Publicidade

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

29ª SESSÃO ORDINÁRIA CMAB. Fique por dentro das pautas!



1 PAULO SALES (PP)
Relatou sobre a Secretaria de Obras que estar matando os Vereadores, uma vez que fica difícil trabalhar com a maneira com que a Secretaria vem se colocando. Destacando que todos os Vereadores já pediram para tomar atitude em relação a Secretaria, pois podem fazer parte do trabalho e com o pouco recurso será possível fazer muito mais. Outro assunto foi sobre o Ramal do Erecê e Palestina aonde salientou que o povo está abandonado por causa de uma pequena coisa: um trabalho de terraplanagem com a patrol. Nisto disse ter conversado com o Prefeito que informou que iria fazer aquele trabalho. No entanto vê o verão passar e ainda não foi feito. Dentre outras coisas, criticou o comportamento do Secretário de Saúde, destacando que ele é uma pessoa despreparadas na política, por estar postando coisas indecentes, sendo foi por esse mesmo motivo que o PT pegou uma peia nas eleições. Na postagem, constava que o Secretário de Saúde que irá assumir diretoria do hospital e povo terá que assinar ponto. Fato que o nobre vereador criticou dizendo que ele deveria dizer que se assumisse, iria solicitar estrutura para o hospital e melhorar a qualidade do atendimento. Redarguiu que isso não é modo de fazer política e que esse tipo de gente se ele assumisse o poder, não trabalharia, pois só atrapalha o andar dos trabalhos. Acrescentou que quem assumir as portarias deve fazer um bom trabalho para a população. Mudando de assunto, contou que o CIRETRAM e as Endemias estão com a luz cortada. Nisto questionou cadê a contrapartida das multas e dos veículos que são pagos todos os dias, que não tem dinheiro nem para pagar energia do órgão CIRETRAM, sendo que este é um órgão que não pode parar de funcionar. Finalizou pedindo que o Prefeito tome atitude no sentido de normalizar o fornecimento de energia.

2 MANOEL MATIAS (PSD)
Pediu ajuda dos demais pares para fazer projeto de Lei destituindo o Gabinete da Primeira Dama, pois quando foi criado, havia recurso, mas hoje anda na cidade e não tem nem dinheiro para fazer a limpeza pública que é o básico que de administração. Destacou saber da dificuldade da administração, mas a limpeza está abandonada, bem como o gabinete da Primeira Dama tampouco está funcionando no angariamento de recurso como foi proposto no ato da criação. Acrescentou que os vereadores têm toda a oportunidade do mundo para destituir esse Gabinete e fazer com que sejam usados os recursos mensais do gabinete na limpeza da cidade. Sobre o Secretário de Saúde assumir portaria do hospital, enfatizou que caso isto aconteça, ele só fará o que sabe fazer, que é amedrontar as pessoas, uma que tal Secretário não conhece a palavra respeito, destrata as pessoas e se acha a última bolacha do pacote. Alfinetou que ele tem que aprender a lidar com as pessoas, pois todos os dias tem problemas para resolver na saúde. Finalizou fazendo analogia e relembrando sobre o antigo Secretário de Finanças, Lauro Fontes, que enchia o ego do ex Prefeito para segurar seu salário. Nisto advertiu o atual prefeito a olhar direitinho quem os puxa sacos que estão do lado dele.

3 CLÁUDIA GONÇALVES (PSD) 
Começou relatando sobre a sujeira que toma a cidade a cerca duas semanas pelo fato da caçamba ter quebrado. Destacou que de acordo com o Secretário, a peça da caçamba foi pedida e veio errada, então tem que esperar. Mas o fator preocupante é que os urubus ficam no meio da rua. Nisto criticou que deveriam ter tomado uma providencia quando a caçamba quebrou. Também falou sobre a construção de cerca de 20 lixeiros, mas censurou que são poucos. Outro assunto foram as ruas esburacadas, onde citou que em frente o Deli está um caso sério, na esquina da Iriscélia e por todo canto está triste, no entanto não vê nenhuma ação do Secretário para amenizar a situação. Nisto reclamou que já viu caçamba fazendo outros tipos de trabalho, mas não podem tirar caçamba um tempinho para fazer serviços de ruas. Mediante o tema solicitou ao Prefeito que realize melhoria em todas as ruas, uma vez que quem leva a culpa diariamente são os vereadores. A cerca dos ramais, destacou que alguns foram contemplados e outros tem por volta de quatro anos que não recebem manutenção com máquina. Em relação às pontes, informou que a ponte do caxias está feia e para passar corre o risco de cair dentro do igarapé, ponte do São João também está com maior parte quebrada, fato que foi visto pelo Secretário de Obras enquanto o mesmo realizava trabalhos na zona rural, mas não foram concertadas. Dentre outras coisas, também abordou sobre os puxa sacos, descrevendo que o povo vê que a saúde, obras e outras secretárias não estão funcionando direito, mas ficam dizendo para o Prefeito que está tudo bem e ele acredita. Finalizou discorrendo a respeito do Projeto da Educação, que era para ser votado na presente sessão, aonde salientou que o projeto beneficia apenas a classe permanente e os coordenadores que já conseguiram o acordo de 50%, no entanto os provisórios ficariam chupando o dedo se fosse aprovado como está. Nisto defendeu que com o aumento que teve os provisórios deveriam receber cerca de R$ 1.900,00, mas do jeito que está eles continuam recebendo apenas cerca de R$ 1300,00 e com os descontos, fica em déficit, por isso o Projeto não foi votado ainda.

4 GILDA ALMEIDA (PR) 
Endossou as palavras do Vereador Paulo, destacando que o mesmo está corretíssimo nas suas colocações, enfatizando que todos os órgãos do Governo já estão com os cargos distribuídos, no entanto é só na boca do povo porque nem o Governo mesmo sabe ainda exatamente o que vai fazer com relação aos municípios, pois tudo precisa de análise. Acrescentou que há um grupo de transparência no WhatsApp, que o secretário só posta coisas para se aparecer. Dentre outras coisas fez uma comparação entre o antigo gestor, Betinho e o atual, Zum com relação ao atendimento. Mudando de assunto falou sobre os buracos da cidade, enfatizando o Buraco em frente ao Delí que segundo ela é uma vergonha para todos o município e não é apenas para os vereadores. Nisto criticou o Secretário de Obras, dizendo que se fosse ela teria coragem de jogar uma caçamba de concreto alí e tapar aquele buraco, no entanto, nem isso o Secretário faz. Gilda concordou que Prefeito possui grande inteligência, mas não está utilizando para com os seus secretários. Realçou que o Secretário de obras não tem ação, inteligência, discernimento e tampouco vontade de fazer algo, porque se ele quisesse amenizava com concreto. Quanto a questão do lixo, carpina e limpeza Vereadores estão sempre cobrando, mas não é feito. Assim sendo, avaliou que será uma vergonha muito grande se chegar ao ponto de o povo fazer o trabalho que é do executivo, como limpar a cidade. Nisto reclamou que o Prefeito coloca Secretários para cuidar das pastas, mas os mesmos não estão executando seus papéis. Então o fio de esperança que resta para esses dois últimos anos é mudar os secretários que não estão bem, no entanto o Prefeito não ouve os Vereadores. Finalizou falando que a única secretária que trabalhava bem era a Ivanir, mas ela saiu e já começaram a cortarem energia de prédios.

5 ANTONIO CAMELO (PP) 
Iniciou dizendo que nunca gostou de criticar e sim reivindicar e quando não é atendido, tem respaldo com a população para destacar que cobrou. Entrando no assunto, relatou sobre reunião com o pessoal do Iracema para construção de ponte que está quase caindo, no que foi chamado o Vice Prefeito e Secretário de Obras para ajudar com o combustível e algumas outras coisas. Fato este que ele próprio está acompanhando e cobrando, mas chega um ponto que o único recurso é falar porque não é atendido. Com relação ao lixo, indicou que Executivo deveria alugar caçamba para recolhê-lo, nisto conversou com o secretário e o mesmo informou que não havia dinheiro para pagar o aluguel. Desse modo, destacou que o Prefeito tem sempre a metade da culpa porque Secretário não faz e Prefeito não toma as atitudes necessárias com o Secretário. Citou exemplo de um buraco que havia em frente a Raimunda, aonde um dia chamou o Gilson para tapá-lo, ele tapou, mas ficou com medo de ser demitido pelo Secretário, uma vez que não era função dele, no entanto apesar de não ser seu serviço, resolveu a situação facilmente colocando concreto e esse é o mesmo caso dos outros buracos que tem na cidade, só precisa ter vontade de trabalhar.

6 ANTONIA ALVES (PCdoB) 
Iniciou dizendo que foi feito o dia das crianças no bairro Bela Vista, na Escola Maria Ferreira, aonde foi gasto apenas seiscentos reais e com a parceria da Prefeitura. Nisto enfatizou que concorda com as palavras do Vereador Manoel Matias, no tocante ao Gabinete da Primeira Dama, que daria para fazer muita coisa com o recurso que foi destinado a ele. Ressaltando que deve-se esperar a prestação de contas da Prefeitura para ver o que está sendo feito com o recurso do Gabinete da Primeira Dama. Mudando de assunto, contou que em relação as pessoas que estão se exaltando diante do resultado das eleições, também está acontecendo dentro da educação, então percebe que o povo está pregando o ódio ao invés de pregar a paz. Citou que chegou um cidadão na escola Iriscélia, dizendo que os provisórios a partir do ano que vem serão tirados (vão dar o vaza) porque chegou a hora de mudar. Outro tema foi a limpeza pública, aonde ressaltou que está com cerca de quinze dias sem coleta no centro e no km 02 já está com um mês e quinze dias, com isso as cercas estão cheias de lixo e há uma grande quantidade de urubus nas áreas. Dentre outras coisas, fatlou sobre as duas pontes do bairro Bela Vista que precisam ser arrumadas e os buracos que tomam as ruas da cidade. No que destacou que tudo isso o povo cobra dos Vereadores e os mesmos cobram do Prefeito, mas o povo não vai assistir sessão para acompanhar tudo o que é reivindicado na tribuna. Concluiu dizendo que se os Vereadores pudessem resolver os problemas que aparecem todos os dias, resolveriam. No demais, desejou que o novo Governo faça bom trabalho e que olhe com olhar especial para Assis Brasil que está esquecido a muito tempo.


VÍDEOS INTERESSANTES

Câmara Municipal De Assis Brasil - Acre
Rua Raimundo Chaar, 372, Centro - CEP. 69935.000