Menu

Vereadores de Assis Brasil

Publicidade

quarta-feira, 22 de maio de 2019

12ª SESSÃO LEGISLATIVO DE ASSIS BRASIL. VEREADORES QUEREM SABER QUANDO COMEÇARÁ AULA DA DIVISÃO



1 WENDELL GONÇALVES (PR)
Falou do 14 de Maio, destacando os jogos e competições que aconteceram. Parabenizou pelo desfile cívico e pelas vendas que aconteceram nos dois dias de festas, aonde os comerciantes das barracas destacaram que venderam no primeiro dia mais do que o planejado e foram dias muito bons de negócios. Mudando de assunto, discorreu sobre os tapa buracos, considerando que o verão chegou e os buracos se abriram mais, aonde os carros ficam impossibilitados de trafegar pois quebra para-choques, a suspensão fica ruim, e precisam fazer manutenção em espaço de tempo menor. Falou de um buraco muito grande em ruas de Assis Brasil, que se passar carro pequeno, vai ficar dentro do buraco. Acrescentou pedindo que rua da Regiane e outras fossem colocados no calendário de limpeza do município. Sobre as respostas das indicações que foi enviada pela Prefeitura à Casa, criticou que chegaram mas no sentido de pedir paciência porque na verdade não foi resolvido. Dentre outras coisas, alfinetou que o Banco do Brasil e Caixa Econômica estão deixando a desejar, principalmente o Banco do Brasil no atendimento e demora em resolver os problemas dos cidadãos. Fato que acredita que tudo é por falta de funcionários. Nisto solicitou que seja encaminhado ofício para os bancos e para comercio para fazer reunião com o intuito de sanar as dúvidas para quando o povo questionar, terem uma resposta. Anunciando que teve notícia muito boa, pois o ofício encaminhado no final da gestão de Gilda, solicitando itinerante para retirada de documentos foi respondido, positivamente e que falta apenas marcar uma data para os atendimentos acontecerem, nisto destacou que é algo importante pois possibilitará aos cidadãos fazerem a retirada de RG, CPF, carteira de trabalho, casamentos, etc. Falou da reunião sobre o turismo aonde foi discutido diversos temas, aonde a Alice que é responsável está buscando as saídas para melhorar o turismo em Assis Brasil, disse que se surpreendeu com a ausência dos comerciantes na reunião, uma vez que eles são peças fundamentais. Destacou que da reunião foi retirada uma comissão e posteriormente será criado o conselho do turismo. Dentre outras coisas, teceu ideias sobre o orçamento da Prefeitura e a possibilidade de pagamento de décimo terceiro aos Vereadores. Por fim, salientou que amanhã irá acontecer reunião no polo da Divisão, então seria viável que os Vereadores participassem, uma vez que a pauta principal é sobre os ramais.

2 MANOEL MATIAS DE SALES (PSD)
Parabenizou pelo desfile cívico do 14 de Maio, no entanto criticou que esqueceram de homenagear o Judiciário. Mudando de assunto disse que ouviu atentamente as respostas das indicações, mas não viu nada em relação ao pedido do suporte da Praça Marco Rondon, que foi retirado e não foi colocado novamente, então o turista chega e não vê nenhuma identificação. No demais, acrescentou que os turistas perguntam nos comércios qual o principal ponto turístico de Assis Brasil e eles tem vergonha de falar das praças. Mudando de assunto falou sobre os buracos da cidade, citando que há um próximo a casa do Isaías, que pode causar um acidente fatal, uma vez que a situação está feia. Nisto criticou que existem coisas que o município realmente não pode resolver, mas outras são apenas questão de força de vontade. Dentre outras coisas, criticou que fez ofício solicitando melhoria para o povo das endemias, e o resultado foi que levaram 02 tubos de cola para o órgão, sendo isso uma vergonha sem tamanho. No que destacou que até aonde sabe, antes vinha para as Endemias cerca de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais), que dava para comprar muita coisa e hoje eles não têm nada. Reclamou também do CRAS, contando que se tiver chovendo a pessoa tem que entrar no prédio com guarda-chuva porque molha tudo lá dentro. Nisto pediu que Prefeitura ofereça mais estrutura para os servidores trabalharem. Finalizou comentando sobre a questão da ponte do ramal Iracema, que antes o problema era o combustível, hoje tem o combustível e falta de máquinas. Nisto destacou que os moradores dali estão dispostos a vir manifestar na frente da Prefeitura, para que benefícios sejam oferecidos a eles, uma vez que aquele é um ramal de pessoas trabalhadoras e merecem respeito e que suas reivindicações sejam atendidas.

3 ANTONIA CAVALCANTE (PC do B)
Disse que Aniversário do município foi comemorado fora de época, a questão da Sessão Solene que não tem mais, e faz falta então é uma falha do Poder Executivo que deve pedir a Sessão Solene mas não tem feito. Ouviu várias reclamações de pessoas porque a praça foi fechada para que comprassem apenas no círculo de dentro da praça, de quem havia pagado pelas barracas. Relembrou que na época da Eliane, também fizeram monopólio do mesmo jeito não deixando os comerciantes de fora venderem bebidas. Mudando de assunto parabenizou a Associação Comercial e moradores do km 02 por fazerem belíssima festa do dia das mães, com churrasco, bolo e premiações. Também na igreja foi feito dia das mães, com parceria da associação e moradores. Dentre outras coisas contou que visitou a zona rural e parabenizou a Secretária de Educação porque alunos estão tendo merenda, escolas estão equipadas com fogão e gás. Sobre educação estadual, fez reclamação e chamou a responsabilidade das aulas da Divisão que ainda não começaram. Os pais estão preocupados com a situação, então vereadores tem que procurar o núcleo e se reunir para ver uma solução. Mudando de assunto pediu que a Presidente da Casa converse com o Prefeito porque acontece Sessão Terça-feira e quando é quarta ou quinta-feira, chega projeto com urgência urgentíssima de aprovação. Então quando eles tiverem urgência urgentíssima, tem 8 dias de uma sessão para outra, que é tempo suficiente, então Executivo tem que ter mais responsabilidade ao mandar projeto para a Casa. Outro tema criticado foi sobre a saúde ter feito dois itinerantes em duas comunidades bem próximas, fato que acha ser desnecessário, porque poderia ter abrangido as duas localidades com apenas um itinerante e colocado o outro para outra localidade. Antonia disse que os Vereadores são considerados 09 bonecos dentro dessa Casa. Por fim agradeceu ao Prefeito por tê-la ajudado em questões de saúde, enfatizou que agradece unicamente a pessoa do Prefeito. Também anunciou ser contra o pagamento dos Vereadores só poder sair dia 30, expôs discordar e exige da Casa que tenha um documento, Decreto ou Lei com artigos e parágrafos dizendo que o pagamento só deve ser feito dia 30.

4 GILDA ALMEIDA (PR)
Parabenizou Prefeitura pela organização do evento esse ano, destacando que se tivesse sido feito no dia 14 não teria dado certo porque era dia de semana. Foi excelente a festa, sem confusão e veio bastante gente de fora. Sobre o fechamento da praça, acredita que foi o Promotor quem pediu, por causa das crianças e adolescentes, pois o Conselho sempre tinha problema e ficava correndo atrás dos mesmos. Com relação a problemática do Banco do Brasil, contou que sua filha foi abrir uma conta e precisou marcar agenda e levar documento atestando que ela era sua filha. Depois de tudo feito, a funcionária do banco, pediu para refazer. Fato este que foi um grande transtorno, nisto destacou que se fazem isso com pessoas que tem um entendimento das coisas, imagina o que fazem com as pessoas que vem da zona rural que não tem muito entendimento. Acrescentou que Banco do Brasil, fica sem dinheiro, e que inclusive no final de semana de comemorações, estava sem dinheiro, então os clientes do banco ficaram sem dinheiro, como foi o caso do seu esposo. Dentre outras coisas relatou sobre o curso que participou em Rio Branco, aonde foi muito abordado sobre legislação e cobrado que as câmaras têm que montar assessoria e atualizar a Lei Orgânica e Regimento Interno. Além disso foi informada no curso que o Vereador aposentado não tem o dever de pagar o INSS do seu salário, nisto foi orientada a fazer solicitação para que a Câmara não desconte mais esse valor de seu salário, uma vez que não será mais revertido em benefícios para ela própria. Finalizou, indicando que a Presidente busque informações e que considere a reformulação da lei orgânica e Regimento interno.

5 CLÁUDIA GONÇALVES (PSD)
Parabenizou Assis pela festa, enfatizando todo mundo gostou. O preço pago pela organização do evento foi acessível e todos se divertiram. Parabenizou as escolas pelos desfiles, Edilza sempre se supera, mas Maria Ferreira dessa vez também se destacou, assim como as demais escolas e núcleo. Relatou que foi feita uma festa do dia das mães feita no bairro Bela Vista, aonde todos colaboraram juntamente com associação de comerciantes, Vereador Tchero ajudou, ela também. Contou que esteve participando também de festa do dia das mães em escolas rurais, com parceria da Secretaria. Dentre outras coisas, falou a respeito de suas visitas na zona rural, aonde contou que os ramais estão cada um pior que o outro. E aonde chega as reclamações dos moradores são as mesmas, a respeito de pontes e ramais. Ramal do 10, Recife e Iracema estão muito ruins, precisando que seja feito frente de trabalho com urgência. Mudando de assunto contou sobre ter participado de Curso em Rio Branco, aonde o foco foi Regimento Interno e Lei Orgânica que estão muito defasados e precisam ser reformulados. Abordou sobre o subsídio dos Vereadores, aonde o repasse tem que ser feito pela Prefeitura dia 20, mas o pagamento deve ser feito dia 30, fato que antes não acontecia porque o dinheiro vinha em sacos e tinha que ser feito logo o pagamento porque podia acontecer algum problema com a verba que era em espécie. Nisto anunciou que Quinta-feira fará reunião com os vereadores para tratar do assunto, na presença do contador. Dentre outros assuntos, alfinetou que todos reclamam sobre o turismo, mas teve a reunião para tratar do tema aonde estavam presentes representantes de associações e igrejas, alguns Vereadores, mas não tinha comerciantes que são um dos principais focos. Finalizou discorrendo sobre projeto votado semana passada, aonde destacou que no curso em Rio Branco, foi abordado que o Projeto com a urgência urgentíssima não pode ser mandado para a Câmara sem que haja acontecido algum problema de calamidade. E com relação a votação observou que foi marcado 4 reuniões para poder conseguir votar, então não foi algo feito dos pés pelas mãos, como haviam dito.

ORDEM DO DIA
Discussão e votação do REQUERIMENTO 001/2019 datado de 16 de Maio de 2019, de autoria do Vereador Manoel Matias de Sales, para que seja solicitado da Prefeitura Municipal de Assis Brasil o envio do valor recebido mensalmente pelo município para custear ações da Gerencia de Endemias. (APROVADO POR UNANIMIDADE)
Apresentação do PROJETO DE LEI Nº 004/2019, datado de 20 de Maio de 2019, de autoria do Executivo Municipal, que dispões sobre alteração no orçamento vigente....









VÍDEOS INTERESSANTES

Câmara Municipal De Assis Brasil - Acre
Rua Raimundo Chaar, 372, Centro - CEP. 69935.000